Ao trabalhar como afiliado ou produtor digital você precisa saber pagar seu imposto Hotmart. Dessa forma, você consegue estar devidamente regularizado perante o estado. Contudo, muitos afiliados e produtores digitais não sabem como fazer o pagamento de imposto.
Em primeiro lugar, você precisa saber que você pode pagar imposto como PF (pessoa física) ou PJ (pessoa jurídica). Cada modalidade possui uma regra, para que o pagamento seja devidamente efetuado, sem erros. Por isso, mais pessoas contam com ajuda de um contador para cuidar desses detalhes.
Aqui, vamos te explicar melhor como você pode pagar seu imposto Hotmart. Veja o passo a passo para pessoa física e jurídica. Além disso, compreenda como um escritório de contabilidade pode te ajudar nessas questões, para evitar erros. Confira!
Primeiro: Escolha o CNAE correto para pagar imposto Hotmart
Antes de tudo, se você for trabalhar como MEI ou ME precisa escolher o CNAE correto para a cobrança de imposto. Para isso, você pode consultar no site do portal do empreendedor, ou consultar o seu contador. Mas aqui, a gente já te adianta quais são os códigos que você pode usar.
Se a sua opção for MEI, saiba que agora existe um CNAE adequado para afiliados. O código é o 7490-01/04, que está descrito como “Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários”.
Já quem optar por ser ME e também infoprodutor, pode utilizar o código: 8599-6/04, cursos e treinamentos (para quem oferece esse tipo de produto de forma digital). E o código 5811-5/00, para quem desenvolve e-books, por exemplo.
“Sou pessoa física, como faço?”. Neste caso, você precisa estar atento em respeitar a regra de limite de renda. No Imposto Hotmart como pessoa física você pode sacar até 1900. Ou seja, se você lucra mais do que isso, não pode ficar como PF. Para declarar seu imposto, basta informar na sua Declaração de Imposto de Renda PF.
mposto Hotmart: Segundo: Fique atento com o pagamento dos devidos tributos
Se você é PF, precisa respeitar o prazo da Declaração de Imposto de Renda PF. A declaração sempre é entregue no mês de março e abril, tendo como base os valores recebidos no ano anterior.
Como afiliado, por ser MEI o indivíduo só precisa pagar o DAS que é a taxa mensal cobrada para os microempreendedores. Lembrando que o MEI pode ter o limite de faturamento de R$81 mil. Atualmente, o valor da tarifa para serviços é de R$60,00. Além disso, o MEI também precisa fazer a Declaração Anual MEI, pois ela é obrigatória.
Agora, se tratando de infoprodutor, esse é um público que opta por ser ME. Dessa forma, ele precisa contar com um contador. Além disso, o pagamento de imposto Hotmart também é diferente. Também se faz necessário a emissão de nota fiscal para o cliente (consumidor final).
Terceiro: Escolha um escritório de contabilidade com experiência em imposto Hotmart
Quem trabalha como ME precisa obrigatoriamente contar com a ajuda de um profissional de contabilidade. Mas esse é um serviço essencial também para o MEI, afinal, lidar com o trabalho e finanças ao mesmo tempo é desafiador. Além disso, você evita cometer erros, como por exemplo, deixar de pagar alguma coisa com o Imposto Hotmart.
Por isso, contrate um escritório de contabilidade de sua confiança. Aqui, nós contamos com um time de especialistas em contabilidade de serviços digitais. quer saber mais? Entre em contato e fale com um de nossos especialistas!